Francisco Mendes da Silva
Sócio da MLGTS

O sócio da MLGTS Francisco Mendes da Silva aborda as razões do conflito russo-ucraniano na ótica da energia, para defender a necessidade de dizer adeus ao petróleo, ao gás e ao carvão, que classifica como “as armas da ditadura imperialista russa”.

APL
© Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

“Um pequeno retângulo à beira mar plantado”. A expressão muitas vezes usada para definir Portugal ganha outro significado quando se contabiliza toda a área oceânica. O nosso País torna-se assim o 15.º maior do mundo e é razão mais do que suficiente para investir no mar e nos oceanos. Neste artigo, a Administração do Porto de Lisboa aponta ainda outras duas.

Gabriel Coimbra
Vice-presidente e country manager para Portugal da IDC

“A transformação digital é um fator crítico para a competitividade de qualquer organização”. Este é o entendimento da IDC, nas palavras do vice-presidente e country manager para Portugal, Gabriel Coimbra. Tão crítico que a empresa deixou cair essa expressão e faça agora em organização do futuro.

José Martos
CEO da Saint-Gobain em Portugal

“Apesar de todos os desafios, em 2021 conseguimos alcançar de uma forma geral um ótimo resultado, e é evidente que a nossa política de sustentabilidade contribuiu para esses números”. São palavras do CEO da Saint-Gobain em Portugal, José Martos, sobre o caminho sustentável da empresa, que já este mês realizou a Semana do Desenvolvimento Sustentável e um webinar, com o BCSD Portugal, sobre os desafios das indústrias atuais para conseguir dar resposta ao desenvolvimento sustentável.

Peter Thomson
Enviado especial do secretário-geral da ONU para os Oceanos

“A próxima fase de ação é a de implementar as soluções para parar o declínio da saúde dos oceanos e, entretanto, desenvolver todo o potencial da Economia Azul Sustentável”. Quem o diz é o enviado especial do secretário-geral da ONU para os Oceanos que, em entrevista exclusiva ao 2050.Briefing, faz a antevisão da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), a qual terá lugar em Lisboa, entre 27 de junho e 1 de julho. Peter Thomson reconhece ainda o potencial da capital portuguesa para receber o evento.

Maria Oliveira
UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

“A inovação e a tecnologia podem ser um forte aliado no combate às alterações climáticas”. Este é o mote para o ClimateLaunchpad, uma competição mundial que procura ideias de negócio para combater este tipo de alterações ambientais.

Talk

Que energia para uma Europa em guerra, que expectativas face a um futuro incerto?

Edição

Que energia para uma Europa em guerra, que expectativas face a um futuro incerto?

Receba em exclusivo 0 2050

Newsletters, Talks, Edições, Podcasts sobre Sustentabilidade, Eficiência, Inovação, Mobilidade e Pessoas.