Projeto de energia verde
"100 Aldeias"

Uma climate tech focada em melhorar a relação da sociedade com a energia. Assim é a Cleanwatts. Atua localmente ao “simplificar, amplificar e acelerar a transição energética para as comunidades locais”, tal como explica a diretora de Comunidades de Energia, Maria João Benquerença.

Nathalie Ballan
Fundadora da Sair da Casca

“A sustentabilidade é um imperativo estratégico e de gestão”. Quem o afirma é Nathalie Ballan, fundadora da Sair da Casca, que é um dos parceiros da 3ª edição de “Sustainability – A Corporate Journey”, programa do ISEG que ocorre em fevereiro de 2023. A porta-voz defende que estamos no caminho para a integração entre a estratégia da empresa e a sua estratégia de sustentabilidade, apontando como desafio prioritário responder às alterações climáticas.

Guilherme Tavares
Diretor corporativo de Certificação Ambiente e Segurança do Grupo ETE

O Grupo ETE assume como objetivo, até ao final de 2024, obter, pelo menos, uma melhoria de 10% na sua eficiência energética, o que se traduzirá numa redução de cerca de 6.000 toneladas de CO2 emitidas. A meta, apresentada pelo diretor corporativo de Certificação Ambiente e Segurança, Guilherme Tavares, enquadra-se na visão de que uma conduta responsável e sustentável “será sempre” o primeiro passo a seguir.

Filipe Alfaiate
Professor adjunto na Nova SBE

O docente da Nova SBE Filipe Alfaiate advoga a necessidade de a sustentabilidade ser estratégica nas empresas, sob pena de abrir portas ao greenwashing. Leia o artigo na íntegra.

Ana Pimentel
Autora do livro “Unicórnios Portugueses – a história das startups de mil milhões de dólares”

Ninguém pode dizer que não foi avisado. Se durante a pandemia assistimos a aumentos recorde nos investimentos em scaleups e unicórnios, em 2022 o arrefecimento fez-se sentir nos corredores dos fundos de venture capital e das startups. E os alertas já tinham sido dados. 

Rita Bastos
Diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal

No que toca ao binómio sustentabilidade e empreendedorismo, é muitíssimo importante que as empresas pensem como startups. A convicção é da diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal, Rita Bastos, e foi manifestada numa breve entrevista no âmbito da terceira talk 2050.Briefing, de que foi uma das convidadas.

Talk

A sustentabilidade como motor de inovação e empreendedorismo

Edição

A sustentabilidade como motor de inovação e empreendedorismo

Receba em exclusivo o 2050

Newsletters, Talks, Edições, Podcasts sobre Sustentabilidade, Eficiência, Inovação, Mobilidade e Pessoas.